Você já notou como o assunto dinheiro ainda é um verdadeiro tabu em muitas rodas de conversa? É como se fosse um tema proibido, um segredo guardado a sete chaves. Mas por que isso acontece?
Por que temos tanto receio de falar sobre algo que está tão presente em nossas vidas e na vida de todas as pessoas? Independente dos motivos, quero levantar esse tema, com o desejo de que você possa abandonar todos os tabus e ser capaz de iniciar uma conversa franca sobre dinheiro, seja em sua casa, com seus amigos ou no trabalho.
Em nossa conversa de hoje, vamos explorar as crenças limitantes, a educação financeira e a importância da comunicação para que consigamos ter uma vida financeira mais saudável.
Você precisa falar sobre dinheiro!
Não importa qual a sua opção sexual, se você tem 18 ou 81 anos, se tem filhos grandes, pequenos ou mesmo se não tem filhos, se está solteiro, namorando, noivo ou bem casado, se está trabalhando, empreendendo em um negócio próprio ou até desempregado, a verdade é que eu sei uma coisa sobre você: Você têm sonhos, desejos e anseia por uma vida mais próspera e plena.
Acontece que, desejo “não paga conta” e a falta de tempo, dinheiro ou planejamento pode estar gerado muitas frustrações e, até mesmo, tristeza. Sabe aquele sentimento de “nossa, todo mundo consegue, todo mundo está bem. Só eu que não consigo!”
A verdade é que muitas pessoas estão vivendo no limite financeiramente, sem conseguir ver a cor do dinheiro no final do mês, pois ele nunca sobra. Dívidas, falta de ânimo para organizar a vida financeira e crenças limitantes sobre dinheiro podem estar sendo obstáculos em seu caminho e precisam ser superados.
Se algo (ou tudo) do que escrevi faz sentido para você, não se preocupe, como educador financeiro eu tenho como propósito o de ajudar na caminhada rumo a uma vida financeira mais saudável e abundante. Então, vem comigo!
Vamos encarar a realidade de frente: para quebrar tabus e transformar nossa relação com o dinheiro, nós precisamos adquirir conhecimentos sólidos sobre educação financeira.
Infelizmente, o ensino das finanças é algo quase inexistente em nosso país. É de impressionar como muitos de nós passamos pela escola, pela universidade e até mesmo por cursos de pós-graduação, mas raramente tivemos acesso a disciplinas que nos ensinam a lidar com as finanças pessoais.
É como se essa habilidade essencial fosse deixada de lado, relegada ao segundo plano. Medo? insegurança? desconhecimento? em meio ao cenário desolador, a boa notícia é que nunca é tarde para aprender!
A educação financeira é a chave para desvendar os mistérios do dinheiro e construir uma base sólida para o futuro. Independente do que você quer para seu futuro, você vai precisar de dinheiro para realizar.
É através da educação que adquirimos o conhecimento que nos permite entender os diferentes aspectos das finanças pessoais, desde o básico, como criar um orçamento eficiente, até técnicas avançadas de investimento.
Compreender conceitos como juros compostos, diversificação de investimentos e a importância da reserva de emergência nos empodera e nos torna capazes de tomar decisões mais conscientes e acertadas.
Agora, você pode estar se perguntando: como a comunicação se encaixa nesse contexto? ainda não entendi porque preciso falar sobre dinheiro.
A resposta é simples: a comunicação é a ponte que nos conecta com as pessoas ao nosso redor, incluindo nossos parceiros de caminhada, filhos, familiares, amigos e colegas. Se você não consegue falar sobre algo em suas finanças que te incomoda, seu silencio esta representando uma grande mentira,
Uma conversa aberta sobre dinheiro é fundamental para estabelecer metas financeiras em conjunto, compartilhar responsabilidades e alinhar valores e prioridades. Não podemos mais nos esconder atrás de desculpas ou deixar que a falta de comunicação gere conflitos desnecessários.
Então, que tal começarmos a quebrar tabus e falar abertamente sobre dinheiro? Vamos deixar as crenças limitantes de lado e abraçar uma mentalidade de abundância e prosperidade. É hora de agir, de buscar conhecimento, de se planejar financeiramente e de se comunicar de forma clara e transparente com as pessoas ao nosso redor.
Quer destravar sua vida financeira?
Te você quer aprender mais sobre finanças, quebrar as crenças que te limitam e ser capaz de criar um relacionamento saudável com suas finanças pessoais, quero te convida para conhecer “A Riqueza Escondida”, minha mentoria de organização financeira pessoal e planejamento.
Em 5 encontros, online e individual, te apresento diversos temas relacionados às finanças pessoais, desde conhecer os caminhos do dinheiro em seu orçamento, até utilizar de estratégias inteligentes para que o dinheiro passe a sobrar no final do mês.
Meu objetivo é te ajudar a conhecer melhor sua realidade financeira, descobrir formas de melhorar seus resultados e tomar decisões mais acertadas com seu dinheiro. Acessem o link abaixo para obter mais informações sobre como participar da mentoria. Será um prazer estar ao seu lado!
Quebre os tabus, supere as crenças limitantes, fale sobre finanças em sua família, lei sobre o tema, assista vídeos, faça treinamentos. Ao ter essas atitudes, você estará embarcando em um jornada de transformação de vida. Não importa o que já passou, a hora de mudar é agora!